sábado, 29 de novembro de 2008

Ética ambiental

Imagem retirada de http://www.esec-almeida-garrett.rcts.pt

"A questão ética fundamental do nosso tempo consiste no repensar dos fundamentos das múltiplas formas de agir, um repensar capaz de enfrentar a carência de uma medida, de um equilíbrio para a perigosa desmesura do nosso poder, que se tornou uma ameaça para a Humanidade e para a biosfera.
Nesta questão está em jogo não só a vida física, mas também a identidade da nossa própria imagem como seres racionais.
O nosso domínio auto e heteredestruidor sobre a Natureza ficou a dever-se tanto aos modelos deficientes de representação da realidade natural por parte da razão teórica, como também à fragilidade deliberativa, à sedução do poder incondicional que embalou a nossa razão prática na utopia de nos tornarmos novos deuses. (…)
A ética ambiental não significa, necessariamente, o sacrifício da autonomia do agente ético, nem a abolição de uma legislação da liberdade. Pelo contrário, a ética ambiental pode ser entendida como a designação hodierna de uma ética de liberdade, uma denominação a partir das tarefas prioritárias associadas à harmonização entre as obrigações e os direitos dos homens perante e no seio da natureza."
Viriato Soromenho Marques, in Ética Ambiental e Liberdade.


1 - Encontre elementos no texto, que nos elucidem acerca da necessidade de implementar uma ética ambiental.

2 - Produza um texto argumentativo, onde defenda aquilo que na sua perspectiva deve ser feito para fazer surgir uma ética ambiental.Sugestão de conceitos a utilizar: ecologia, meio ambiente, natureza, equilíbrio, interacção, ecossistema, técnica, ciência, responsabilidade. humana, ética ambiental, destruição, futuro, gerações, liberdade humana, camada de ozono, lixo tóxico, energia nuclear.

(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: