sábado, 29 de novembro de 2008

MAU USO DA RETÓRICA / MANIPULAÇÃO

Imagem retirada da net

Quando falamos do mau uso da retórica, falamos necessariamente em manipulação. A manipulação é a utilização indevida da argumentação com o intuito de levar os interlocutores a aderir acrítica e involuntariamente às propostas do orador.
As ideias que apresentam não são para serem discutidas, o orador concentra os seus esforços no desenvolvimento de técnicas adequadas à sua imposição. Atribui os seus pontos de vista o valor de dogmas ou verdades incontroversas, impondo-as como se a argumentação fosse uma actividade monológica e unilateral. A manipulação intencional ocorre em situações da vida quotidiana, assumindo uma importância privilegiada nas técnicas demagógicas e agressivas de venda e de propaganda eleitoral. Nestas condições, o emissor assume, à partida, o papel de vencedor, atribuindo aos interlocutores o de vencidos. Não se estabelece entre orador e auditório uma relação entre iguais, mas uma relação de domínio em que o primeiro se propõe, intencional e voluntariamente, enganar o segundo.
Neste sentido, temos o erro, mentira e engano. O que há em comum entre ambos é a falsidade das afirmações. O erro tem um sentido idêntico ao que atribuímos à frase latina Errare humanum est, deixando transparecer uma relativa desculpabilização. De facto, aquele que erra faz uma afirmação falsa, estando convencido de que é verdadeira. Erra-se por desconhecimento ou por incapacidade, mas não por má-fé.
Diferentemente, a mentira forja-se no interior de um sujeito mal intencionado e consciente de que aquilo que diz não corresponde à realidade. Estamos perante uma pessoa mentirosa se:
1º Conhecer a verdade e saber que aquilo que diz é falso.
2º Ter a intenção de enganar alguém, fazendo-se passar por uma pessoa credível.
O engano pressupõe a mentira, mas nem toda a mentira é enganadora. È que, para que ocorra o engano, não bastam as intenções do mentiroso, sendo necessário que o interlocutor se deixe enganar, isto é, acredite no que lhe é dito.

Sem comentários: