quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A persuasão e refutação



Será a Retórica a técnica da eloquência em que o bom orador é o indivíduo capaz de proferir discursos convincentes perante um vasto auditório? Os interesses predominam e a retórica é indiferente à verdade, consituindo um instrumento técnico moralmente neutro, na medida em que pretende atingir qualquer objectivo. O que guia o "bom orador" é somente a eficácia do seu discurso, e este será eficaz na medida em que se revela útil ao próprio orador, facultando-lhe a adesão das multidões aos seus propósitos e conveniências. A retórica mostra-se-nos, pois como um isntrumento de domínio político que confere o triunfo aos que sabem manejar a palavra. A eficácia e acção realiza-se através da palavra. Que palavra é essas que a retórica utiliza e de que modo, se as outras "artes" também utilizam a palavra nos seus discursos? Será a retórica uma "ponte" que se estabelece entre as outras "artes" e a forma de as comunicar ao auditório como uma arte que adorna a palavra para a tornar mais audível e disponível ao público?

A retórica não utiliza somente a palavra como mediação, mas ela é o objecto concreto do seu trabalho, pois o seu objectivo é torná-la aliciante e promissora àqueles que a ouvem. Se com a retórica o home ganha a capacidade para persuadir, então ela é "obreira da persuasão", sendo a persuasão toda a sua essência.

Verificamos que o orador não se preocupa com a fundamentação do seu saber, mas usa-o apenas em vista do seu uso prático.


Glossário:


Sofista - É o mestre da palavra que em Atenas ensinava a retórica e as ciências da época. Sendo considerado como possuir de opiniões subtis e audaciosas sobre questões da moral e da política. O seu ensinamento pretendia apenas uma utilidade prática.


Orador - É aquele que profere um discurso em público. Assim, o sofista pode ser um orador, mas o contrário pode não ser verdadeiro.


Retórica- É entendida como a arte de bem falar, independente do saber.


Oratória - É a própria eloquência que utiliza a palavra para explicar o próprio saber.


Persuasão - É o acto de convencer alguém a uma dada crença.


Refutação - É o acto de negar a tese, a ideia do adversário, apresentando argumentos ou teses contrárias.

Sem comentários: