sábado, 29 de novembro de 2008

Características do discurso publicitário

Imagem retirada de http://imgserv.ya.com/galerias2.ya.com/img/1/11828d11321c24i3.jpg


É um dos discursos que pretende cativar mais atenção do auditório. As suas principais características são:

1º É dirigido a um auditório específico;

2º Tenta responder a necessidades, mas também as cria;

3º Propõe de forma condensada um visão do mundo (sistema de valores);

4º É sedutor, pois dirige um apelo específico à sensibilidade/emoção;

5º Faz promessas veladas;

6º Opta por mensagens curtas(imagem/sonoridade), com pouca informação;

7º Actua a um nível implícito e inconsciente; sugere associações.


A publicidade serve-se sempre de uma linguagem sedutora, faz promessas ao encantamento e à necessidade de prazer des espectadores.

O poder sedutor da publicidade tem como consequência a deslocação dos actos decisórios da esfera crítica da razão para as áreas acríticas da afectividade. O resultado é comportar-se o consumidor de acordo com o previsto pelos peritos que arquitectaram a mensagem: a razão é posta de lado e age-se movido pelo desejo. Através de técnicas eficazes estabelece-se uma relação imaginária e mágica entre o consumidor e o produto anunciado. É que a aquisição de um produto faz-se não apenas por ele satisfazer necessidades básicas, mas especialmente porque ele é apresentado como uma mais valia que vai de encontro aos desejos e aos valores das pessoas.

A actuação mágica da publicidade aposta na simbologia das coisas conotando os produtos que anuncia com valores sensuais. A relação entre o consumidor e o valor simbólico do produto é tão intensa que as pessoas chegam a ser levadas ao consumo apenas pelo valor mágico que lhe atribuem. Deste modo, um jovem não necessita de comprar uma determinada marca de calças porque é imprescendível, mas porque é sinal de prestígio, elegância, estatuto social.

Não é a coisa sem si que se pretende comprar, mas é a marca que se pretende adquirir, independentemente do produto, a marca é uma espécie de assinatura.

Por esta razão, é muito importante para o Marketing a Publicidade, centrando-se na criatividade, na promoção, no reforço, no slogan ... o que interessa é criar uma ligação entre o consumidor e a marca.

O discurso publicitário é concebido para ser endereçado ao Logos e ao Pathos, ou seja, apela à inteligência e à emoção, mas sempre dando maior enfâse à emoção.

Sem comentários: