O discurso da propaganda política também representa uma outra forma de captar a atenção do auditório. A propaganda política que pretende ser eficaz vai ao encontro ou responde às necessidades e preocupações manifestadas pela chamada opinião pública. A opinião pública é o conjunto de pensamentos, conceitos e representações gerais dos cidadãos sobre as questões de interesse colectivo. A um 1º nível, pode ser entendida como a voz da sociedade civil ou a expressão da vontade colectiva, Assim, a opinião pública influencia a política e pode, inclusive, derrubar governos.
Actualmente, opinião pública é muito mais opinião de massas, na medida em que ela é cada vez mais a opinião (de) formada pelos meios de comunicação social, instrumento privilegiado de informação de massas.
As principais características da propaganda política são:
Actualmente, opinião pública é muito mais opinião de massas, na medida em que ela é cada vez mais a opinião (de) formada pelos meios de comunicação social, instrumento privilegiado de informação de massas.
As principais características da propaganda política são:
- Dirige-se a vários auditórios particulares;
- É sedutor;
- É muitas vezes manipulador e demagógico;
- Utiliza como técnicas discursivas as interrogações retóricas, as expressões ambíguas e as repetições;
- Reforça opiniões prévias;
- Forma e é formada pela opinião pública.
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