sábado, 29 de novembro de 2008

Ficha de revisões

Foto retirada da net



1. "Assim, o jogo ethos - pathos - logos constitui o cerne ou o miolo do processo argumentativo. Em que consiste?" F. Alves, José Arêdes, José Cravalho, in 705 azul, Texto Editora, p.89.

Concorda com a afirmação evidenciada no texto? Produza um texto onde responda à pergunta formulada.


2. "A retórica é a arte de persuadir pela palavra os participantes de qualquer espécie de reunião política e tem por objectivo o justo e o injusto. Ela proporciona a quem a possui ao mesmo tempo liberdade para si próprio e domínio sobre os outros." Platão, Górgias.

Partindo do conteúdo do texto, distinga manipulação de persuasão racional.

3. " Para Platão, a linguagem é eivada de armadilhas, sortilégios e perigos. A multidão maravilhada pela palavra do orador, pode, em consequência, votar cegamente contra o interesse público. É por isso que os sofistas, que ensinam a arte de seduzir e de persuadir por meio das palavras, constituem um alvo permanente para Platão."Bernard Piettre, Comentário ao Livro da República de " A Republica"


Tendo presente a afirmação transcrita, exponha as principais críticas que Platão faz ao movimento da sofística grega.


4. " Os argumentos são tentativas de sustentar certos pontos de vista com razões. São também essenciais por outra razão- uma vez chegados a uma conclusão baseada em boas razões, os argumentos são a forma pala qual explicamos e defendemos."Anthony Weston.


Distinga argumentação de demonstração.


Explicite as estratégias de persuasão mais frequentes nos domínios da propaganda e da publicidade.

(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: