quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Da percepção à razão


«A percepção dos sentidos é, portanto, fortemente determinada pela disposição total da mente e do corpo. Mas, por sua vez, esta disposição relaciona-se, de maneira significativa, com a cultura geral e estrutura social. Do mesmo modo, a percepção através da mente é também governada por todos estes factores. Por exemplo, um grupo de pessoas passear numa floresta vê e responde de maneira diversa ao ambiente. O lenhador vê a floresta como uma fonte de madeira, o artista como algo digno de ser pintado, o caçador, como esconderijo para a caça, e o pedestrianista, como espaço natural a explorar. Em cada caso, o bosque e as suas árvores individuais são percebidos de modo muito diferente, na dependência da formação e expectativas dos passeantes.»
D. Bohm e F. D. Peat, Ciência, Ordem e Criatividade,Lisboa, Gradiva, 1989, p. 91

Esclarece o sentido desta aparente contradição: Pai e filho foram ao cinema. Viram o mesmo filme, mas não viram o mesmo filme.

Elabora um pequeno texto de carácter argumentativo, em que fundamentes as razões da tua concordância ou discordância com a afirmação seguinte:"Para pensar o mundo, temos primeiro de percepcionar o mundo."
M. Conford.

In J. Vieira Lourenço, Razão e Sentido – Introdução à Filosofia 11º ano ,Porto, Porto Editora, 1998, p. 155

Sem comentários: