domingo, 1 de fevereiro de 2009

Regras do método cartesiano


Para Descartes existem quatro regras para chegar a razão chegar a bom termo:
Regra da evidência: Descartes considera que nada deve ser admitido pelo espírito como certo se não for absolutamente evidente. As ideias são evidentes quando se apresentam ao espírito , com clareza e distinção , ou seja, com uma definição e nitidez tais, que não podem , de modo algum, confundidas com nenhuma outra.

Regra da análise: Descartes preconiza a análise como processo de decompor o complexo em pequenas parcelas simples, em ordem a uma captação mais fácil e certa.Deste modo, qualquer problema complicado é susceptível de redução a problemas simples.

Regra da síntese: O espírito, uma vez na posse dos elementos simples, deve fazer a reconstituição do complexo, conduzindo os pensamentos por ordem.

Regra da enumeração: Esta regra refere-se à necessidade de entrar em linha de conta com todos os dados do problema e de rever cuidadosamente e minunciosamente todos os elementos implicados na sua solução, a fim de se ter a certeza de nada ter esquecido, sem o que a sua resolução não poderia ser totalmente correcto.


1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado ajudou-me bastante