quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"O Estranho caso de Benjamim Button"


Terça-feira à tardinha ... resolvi ir ao cinema ... levei comigo uma companhia especial para ver um filme especial ...."O Estranho Caso de Benjamin Button" Este filme obteve mais nomeações para os Óscares, segundo a lista divulgada pela Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas. É uma adaptação do livro de F. Scott Fitzgerald . Neste filme de David Frincher, em que Brad Pitt surge como um homem que vai rejuvenescendo ao longo da sua vida, recebeu 13 nomeações, entre as quais as de melhor realizador, melhor actor e melhor filme. Brad Pitt faz aqui um papel fantástico contracenando com Cate Blanchett.
Apesar de algumas críticas, posso dizer-vos que adorei o filme, não só por retratar uma época que apesar da guerra, adoro, mas porque é uma história no mínimo bizarra que retrata acima de tudo o sentido da existência humana, a condição do homem, o destino, a liberdade, o que faz de nós humanos, afinal!
Fá-lo de uma forma estranha, sem dúvida, um homem que nasce "velho" e morre "bebé". Perdemos a noção dos 160 minutos que ali estamos, somos transportados para o filme, para as emoções, vão fluindo as cenas perante nós com naturalidade ... não há monotonia, tudo vai passando ao longo das horas do relógio suiço, com uma beleza atroz ... por vezes, até arrepiante ... cada palavra, cada pensamento, cada frase é para ser digerida ao minuto ... ao segundo ... mexe e remexe connosco ... faz-nos pensar na vida, na nossa vida ... nos momentos que perdemos, nos que ganhámos, naqueles em que soubemos esperar , na morte , no que está para além de tudo ... o amor ...
O filme simplesmente começa: “Eu nasci sob circunstâncias pouco usuais".e a partir daí é uma série de surpresas!
Adorei, chorei, ri, quem estava ao meu lado sentia-me a tremer ... o filme mexeu comigo, "falou" comigo ... sai de lá com os olhos vermelhos, cheia de lenços de papel e ainda a fungar ... a caminho de casa voltei a chorar, a fungar ... recomendo, sem dúvida ...
E as minhas companhias ... para além de se terem munido previamente de pipocas,mais sumos, coca-colas, gomas, gelados, chocolates ... adoraram o filme ... fartaram-se de chorar como eu ... a minha companhia foram vinte e um meninos e meninas do 11º ano ... resolvemos fazer uma aula de Filosofia no exterior e que sítio melhor ... senão no Cinema ... e que filme melhor ... este bastante pertinente e rico filosoficamente!

(Desculpem ... mas este post é dedicado a vocês ... meus alunos! A nossa aula durou até às 20.10h !!!)

Sem comentários: